Estamos entrando na primavera e para comemorar, pensei em saladas e entradinhas frias graciosamente enfeitadas com flores comestíveis. A flor mais comum que conheço para plantio é o capuchinho, mas várias outras flores são comestíveis. Fiz uma pesquisa e encontrei o seguinte;
Calêndula:
É muito nutritiva. Suas pétalas e o pólen contêm triterpenoides, substâncias com ação anti-inflamatória. Inclua no prato também as folhas e o caule, que são ricos em luteinazeaxantina, importantes na prevenção da degeneração macular dos olhos. Em saladas, elas dão um toque especial com suas cores e aromas.
Lavanda:
A maioria das pessoas acha que lavanda serve apenas para decorar ambientes ou para tratamentos de aromaterapia. Mas ela pode também ser usada em diversas receitas, como chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias e tortas. É um calmante natural. Experimente!
Alcachofra
Você sabia que a alcachofra é uma flor? Essa plantinha dá uma inflorescência comestível, que deve ser consumida ainda em broto. Depois que vira uma flor aberta, suas pétalas endurecem e, por isso, não pode mais ser consumida. Ela atua na desintoxicação hepática e reduz o colesterol total.
Hibisco
Geralmente é usado em infusões. Essa plantinha ajuda a emagrecer. No intestino, ela impede parte da absorção de gordura dos alimento. E mais: tem efeito diurético, por isso, ajuda a eliminar toxinas. Mas atenção: o hibisco é ligeiramente ácido, por isso não deve ser consumido por pessoas com gastrite, úlcera ou azia.
Rosas e violetas de jardim, são ótimas para sobremesas, enquanto a capuchinha, por seu gosto mais picante, é ideal para saladas, juntamente com a calêndula e o amor-perfeito.
Reportagens dos sites mdemulher e casaecia.
Clique aqui e veja um clipe do globo rural de como cultivá-las. Quero tomar esta providência em breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário