terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sal de Ervas


Há um tempão, peguei esta receita de sal de ervas do Globo Repórter para evitar o consumo excessivo de sal, e depois vi novamente no Jornal Hoje. Fiz várias vezes e é ótimo, não só para temperar, como para usar no saleiro.

Use a mesma quantidade de todos os ingredientes, eu fiz assim:
2 saquinhos de *orégano (dá mais ou menos uma xícara de café - é só medir para calcular o sal)
2 saquinhos de *manjerona
2 saquinhos de *alecrim 
a mesma quantidade de sal (que antes eu aqueço na frigideira para tirar a água e não empelotar)


Bata tudo no liquidificador até virar pó e coloque no saleiro e no pote de sal para tempero. Quem quiser, pode até oferecer para uma pessoa legal ou que precisa se cuidar por causa do sal.
*Podemos usar qualquer erva de nossa preferência.

4 comentários:

  1. Querida, por favor, me dê uma informação. Desculpe minha ignorância, mas manjerona é a mesma coisa que manjericão???? ;-(
    Já comprei os ingredientes, mas sei q é manjerona não rs.
    Aqui em casa os homens querem muito sal, e eu não devo comer tanto, aliás, nem eu nem ninguém né? e achei bem interessante essa receita, estando bem temperadinha a comida, não vai haver necessidade de tanto sal.
    Obrigada Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cidália!
      Eu acho que esse sal muito saboroso, e porque não, um charme na mesa... A manjerona é diferente do manjericão, e pelo menos por aqui, fica junto com todos os temperos secos de saquinho, como orégano, pimenta do reino, canela, etc. Se você não conseguir, use o que você tiver facilidade, até porque, podemos fazer várias combinações diferentes.
      Também pesquisei para te passar a informação completa:
      Manjericão – (Ocimum basilicum)
      Há várias espécies, com folhas mais largas ou delicadas, todas da família dos Ocimum. O manjericão é conhecido também como alfavaca e basílico, e suas folhinhas são usadas em peixes, carnes e molhos.
      Beijos e Obrigada!

      Excluir
  2. Bom dia! entendido! já fiz um testezinho ontem em pequena quantidade e achei que ficou excelente. Agora vou fazer uma medida maior, usar e aguardar o resultado. Agradeço muito sua atenção e pode ter certeza que sempre estou por aqui, porque amo as coisas que você posta.
    Beijos e Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu fui ao supermercado e comprei alecrim e manjerona para fazer mais um tanto também! Beijos e obrigada!

      Excluir