Adoro uma geléiazinha! De goiaba então... Me lembra minha querida tia Luzia, que fazia tachos enormes... Para prendadas que gostam de fazer um docinho caseiro, geléia de goiaba é uma boa pedida para a época: as goiabas estão uma beleza! Em casa costumo guardar todos os vidros de geléia ou de outros produtos para reutilizar. Para deixá-las tinindo, lavo muito bem e e retiro os rótulos, depois coloco para ferver em água com vinagre (de boca para baixo) e espero dar uma esfriada, enxáguo e fervo novamente em água limpa. Coloco para secar no forno quente e depois de quase frias coloco a geléia e tampo. Aí, para ficar como na foto, recorte círculos de tecidos bonitos com a tesoura de picotar, passe um elástico para afirmar e faça uma amarra com fios de estopa ou fita de cetim. Daí é só guardar ou presentear.
Esta receita é da Cozinha Coletiva:
Geléia de Goiaba
Ingredientes:
2Kg de goiabas maduras, sem casca e sem bichos;
Suco de 2 limões;
1/2Kg de açúcar cristal
Preparo:
Você pode bater as goiabas no liquidificador e depois peneirar para separar as sementes, mas se tiver uma peneira de metal, pode simplesmente pressionar as frutas na peneira até que amassem.
Essa massa peneirada vai para a panela com o suco dos limões e o açúcar, em fogo baixo e mexendo sempre, pois a geléia pode grudar no fundo, por cerca de 45 minutos. O teste do ponto é o mesmo das outras geléias: pingue um tantinho em um pires, que pode estar gelado, e tombe-o: se a geléia não escorrer, está pronta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário